Capoeira

CAPOEIRA

Objetivo:

A capoeira vem estimular a valorização de nossa cultura, criar um ambiemte lúdico e envolvente, administrando a agressividade, estimulando e fortalecendo a alto-estima e cooperação grupal.

Finalidade física:

Propiciar conteúdos, desenvolver o autodomínio, raciocínio, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, estimulando a criatividade do aluno.

A capoeira por ser uma arte rica em movimentos e em musicalidade envolve o aluno como um todo. A capoeira é importante fonte de desafios, onde o aluno de desenvolve, aprendendo a brincar com o próprio corpo e ultrapassar seus limites. O praticante encontra na capoeira uma forma de extravassar suas emoções, pois ele brinca, canta, joga, se solta e relaxa.
A musicalidade também é trabalhada, é aprendido o toque dos instrumentos culturais da capoeira como o berimbau, o pandeiro, caxixi, agogô, reco-reco e também o atabaue.
A Capoeira por ser brasileira também contribui para o resgate da nossa cultura.

" A capoeira é a arte de brincar com o próprio corpo."

A capoeira desenvolve a coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, habilidades motoras grossas (os movimentos corporais realizado pelos maiores grupos musculares), habilidades motoras finas (no toque dos instrumentos - pequenos grupos musculares), comunicabilidade, espontaneidade, criatividade entre outros benefícios que a capoeira pode proporcionar.

As aulas do programa infantil de capoeira Angola Brasil são de caráter lúdico e descontraído, pois o aluno pode se extressar e tem participação ativa durante a aula. São utilizadas técnicas da Psicomotricidade Relacional, como as combinações inicias (limites estabelecidos pelos alunos juntamente com o professor) entre outras.

Professor - Leandro Miranda