segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ensino de língua estrangeira para crianças

Por Priscila Caldeira - Equipe BBel
Publicado em 17/05/2011



Shutterstock
Estímulo para compreender outro idioma. Com este objetivo, muitos pais optam por matricular os filhos em escolas bilíngues ou em instituto de idiomas para imersão total. Linguistas e neurologistas recomendam o contato com uma segunda língua já na fase inicial da vida, com base na facilidade de absorção de estímulos linguísticos pelos bebês.
De acordo com especialistas, não há idade para submeter a criança à aprendizagem de um idioma. De acordo com o doutor em Linguística e diretor pedagógico do Red Balloon Bilíngue, Marcello Marcelino, já com 12 horas de nascimento os bebês apresentam reações diferentes na presença de língua estrangeira. "Quaisquer afirmações sobre aspectos negativos são baseadas em pesquisas antigas e atualmente desprovidas de fundamento, já que as atuais apontam na direção oposta", afirma.
Segundo ele, a criança em contato com duas línguas desenvolve dois sistemas de relações de significado, já que as línguas tendem a possuir formas diferentes de expressão. "Esses sistemas são universais e planejados para dar conta das línguas naturais. É como se ao invés de apenas uma língua, a criança tivesse duas e isso fosse o natural. Uma criança com dois sistemas tem mais possibilidades de expressão e escolha de vocabulário."
Os resultados do contato com uma segunda língua sofrem variação conforme a idade e a maneira de exposição da criança. Nesse sentido, a eficácia tende a ser maior quando é iniciado prematuramente. No entanto, de acordo com Marcelino, se a exposição não for intensa na fase inicial da vida, o resultado sofre alteração. "Os estudos mostram que o resultado final tende a ser muito parecido com os de um indivíduo que iniciou sua exposição na adolescência. Há de se considerar também as variações individuais", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário