quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inclusão educacional de crianças com deficiência mental

Por Samanta Dias - Equipe BBel
Publicado em 28/06/2011


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A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação informa, inclusive, que "ambientes educacionais organizados exclusivamente a partir da condição de deficiência caracterizam-se em discriminação conforme o Decreto 3956/2001" do governo federal.
O órgão também comenta que a educação inclusiva representa a mudança do modelo de escola segregada para uma concepção de escola com objetivo de atender as especificidades de todos os estudantes. "A partir deste paradigma, que considera a condição de deficiência como parte da diversidade humana, a escola e a sociedade assumem o compromisso de atuar na eliminação das barreiras atitudinais, físicas, pedagógicas e nas comunicações", explica a equipe do Ministério da Educação.
Para a psicóloga Rosana Nascimento e Silva, do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), em Recife (PE), não apenas as portadoras de deficiência, mas toda criança tem demandas únicas. "É sempre importante lembrar que cada aluno que chega é único. Não sabemos absolutamente o que poderá necessitar e onde irá chegar", ressalta.
Rosana menciona que atualmente as condições específicas de cada criança para a aprendizagem escolar são denominadas necessidades educativas especiais. "Especiais porque suscitarão a construção de adaptações curriculares e estratégias pedagógico-educativas específicas para aquela criança, não devendo ser estimulada a produção de generalizações", explica a psicóloga.
Ela ainda diz que existem casos em que as dificuldades na escola podem ser superadas com acompanhamento de psicopedagogos, "ou mesmo em alguns casos, com uma professora particular mais atenta, pais que supervisionem, ou aulas extras na escola".

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