segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O poder do elogio na autoestima da criança

Por Daniela Freixo de Faria - Psicóloga

Uma grande diferença na confiança desse ser humano.


Para a terapeuta Daniella Freixo de Faria, o primordial na construção de uma relação harmoniosa é a confiança depositada sobre as atitudes da criança. Para isso, os pais devem constantemente fazer elogios aos seus filhos e não simplesmente questionar atitudes erradas, esquecendo das qualidades de seus filhos." Aprendendo a se apreciar a criança sempre terá uma fonte de alimento emocional,  além de aprender também a apreciar os outros e o mundo", diz a psicóloga.

Críticas e o poder do elogio

O essencial é sempre questionar quando a criança erra, sente raiva, tristeza ou se frustra com alguma coisa. Nessa hora, os pais não podem esquecer de ter um diálogo à base de elogios e críticas construtivas.
Quando a criança comete um erro e não escuta uma palavra de consolo, algo que a motive a melhorar e não cometer falhas, sua postura tende a ser daquelas que não enxergam novas possibilidades na vida.
A criança acredita ser o que os pais dizem que ela é. Elogios trazem resultados incríveis para a autoestima e autoconfiança delas! Além disso, o elogio honesto inspira a criança em todas as áreas: familiar, escolar e nos esportes.
A psicóloga afirma que os pequenos são holofotes do que está em desarmonia na casa e normalmente quando apresentam dificuldades, os pais imediatamente buscam ajuda, mas na realidade, são eles que precisam ser ajudados.
Estas e outras prevenções familiares podem ser encontradas nas palestras de Daniella. Além de atender no seu consultório, ela encontrou uma alternativa para auxiliar os pais que necessitam da ajuda profissional. Assim, quem deseja mudança dentro do lar pode contar com o apoio da palestrante. As palestras costumam ocorrer em empresas e escolas como: Pueri Domus, Escola Nova Lourenço Castanho, Colégio Dumont Villares, Colégio Visconde de Porto Seguro e Kimberly Clark e também aplica vivências, que têm como objetivo oferecer uma atividade transformadora e é elaborada de acordo com a necessidade de cada escola.
Para completar o desempenho do seu projeto, Daniella criou a caixa de reconhecimento, invenção aprovada pelos pais e filhos, professores e pacientes; que serve para guardar os momentos especiais e as coisas boas que acontecem ao longo do dia para recordar as boas lembranças da vida quando for preciso.
Para ela, mais do que ajudar a melhorar, o importante é fazer com que não precisem de ajuda! Ao encontrar seu filho hoje, faça-lhe um elogio sincero! Amanhã, outro. Você verá o resultado!

Matéria retirada do site: http://bbel.uol.com.br/filhos/post/o-poder-do-elogio-na-autoestima-da-crianca.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário